Regional


As pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela Scientia Consultoria, entre os anos de 2007 e 2008, ao longo da Estrada de Ferro Carajás, resultaram na identificação de trinta e dois sítios arqueológicos, quatorze no Estado do Pará e dezoito no Estado do Maranhão, sendo cinco em Alto Alegre do Pindaré, dois deles selecionados para resgate (ou salvamento) arqueológico, situados nas comunidades de Altamira e Roça Grande. Os trabalhos de campo para o resgate desses sítios foram iniciados em 2010, retomados nos meses de abril e maio de 2011 e ainda terão continuidade.
Os artefatos encontrados têm características de povos indígenas e serão levados ao laboratório da Scientia Consultoria para estudos, os quais irão revelar de qual século eles pertencem. Após tais estudos, retornarão para um museu em São Luís do Maranhão para apreciação do público.
Também neste mês de maio, entre os dias 19 a 22, foram realizadas ações educativas pela Coordenação das atividades de Educação Patrimonial nas escolas de Altamira e Roça Grande e divulgação aos moradores das duas comunidades sobre as pesquisas arqueológicas que estão sendo realizadas.

Por Civaldo Lopes

Informações adicionais.

Projeto: Pesquisa arqueológica e educação patrimonial ao longo da Estrada de Ferro Carajás, MA/PA.
Processo IPHAN nº 01450.008647/2009-91.
Portaria IPHAN nº 03 (item 14), de 06/08/2009.

Coordenação geral: Dra. Solange Caldarelli
Coordenação das Pesquisas Arqueológicas: Msc. Fúlvio Vinícius Arnt
Coordenação das atividades de Educação Patrimonial:
         Msc. Maria do Carmo Mattos Monteiro dos Santos
         Msc. Eneida Malerbi
Equipe: Greyce Oliveira Guerra
                     Ricardo Luís Figueiredo Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente antes de sair

 
Top