Regional

A noite do dia 20 de dezembro de 2011, foi marcada com a alegria da Colação de grau e baile dos Doutores do ABC do C.E.I. Aquarela. Reuniram-se no Ginásio de Esporte, Francisco Godinho, pais de alunos, professores e profissionais da educação, para prestigiarem os (38) trinta e oito formandos. A coordenadora de Educação Infantil Lourdes Almeida foi a patronesse da turma, Eliane Ribeiro Marques a madrinha e Maria Paiva de Oliveira a professora homenageada. A mesma, durante seu pronunciamento, afirmou: “Todos nós somos dignos de homenagem, pois na Educação o trabalho deve acontecer de forma coletiva, por isso, de igual modo, merecemos reconhecimento.” 
Em seguida, a também professora e assessora do prefeito, Francineide Ribeiro Marques, fez uma breve retrospectiva, enfatizando os avanços educacionais conquistados na Gestão Atemir Botelho. Ela lembrou que em 2009, as crianças de Educação Infantil estudavam em várias casas alugadas, e desde 2010, foi possível reunir todas os alunos em um único lugar. Francineide ainda ressaltou a construção de (03) três Creches Municipais, sendo que as mesmas serão construídas nos povoados Auzilândia, Mineirinho e na Sede deste município.
Faz-se necessário salientar a excelência do trabalho desenvolvido, durante o ano letivo de 2011, pelos profissionais do C.E.I Aquarela. Portanto, aproveitamos o espaço para reconhecer a relevância do fazer pedagógico da Família Aquarela.

BREVE HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Foi no século XVII que surgiram as primeiras preocupações com a educação das crianças pequenas. Inicialmente, as crianças eram educadas a partir de aprendizagens adquiridas junto aos adultos, e aos sete anos, a responsabilidade pela sua educação passava para outra família que não a sua. Neste contexto, podemos destacar Jean Jacques Rousseau (1712-1772). Foi ele quem centralizou a questão da infância na educação, evidenciando a necessidade de não mais considerar a criança como um homem pequeno, mas que ele vive em um mundo próprio cabendo ao adulto compreendê-lo. Partindo desse pressuposto, podemos afirmar que a criança pequena, é um sujeito capaz de construir , de maneira peculiar sua aprendizagem. Para que isso aconteça, é imprescindível, segundo Vygostky (1896-1934), o auxílio de um parceiro mais experiente, para que durante o processo educativo, crie na criança sucessivas necessidades de aprender.

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.” 
(Autor desconhecido).
Por Coordenação da Educação Infantil
Fotos Civaldo Lopes


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