Regional


Paulo Ricardo Moraes Almeida tem 15 anos e é estudante do 9º. ano do Ensino Fundamental na Unidade Integrada “Dagmar Desterro e Silva”, do Povoado Três Bocas do Município de Alto Alegre do Pindaré-Ma, onde reside.
Dos 45 textos selecionados na etapa municipal para a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro – 2012, no Município de Alto Alegre do Pindaré-Ma, o texto “Pequenas Bailarinas”, do aluno Paulo Ricardo Moraes Almeida, da comunidade Três Bocas, foi analisado pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual. Depois de passar por todas essas etapas, foi selecionado como um dos 125 semifinalistas da Olimpíada na categoria Crônica.

Paulo Ricardo Moraes Almeida tem 15 anos e é estudante do 9º. ano do Ensino Fundamental na Unidade Integrada “Dagmar Desterro e Silva”, do Povoado Três Bocas do Município de Alto Alegre do Pindaré-Ma, onde reside. Filho do lavrador Juvenal Vieira Almeida e da Professora (recém-formada pedagoga) Maria Raimunda Moraes, recebeu o incentivo dos familiares, amigos e da sua professora de Língua Portuguesa, Maria José de Sousa Silva, para se inscrever na Olimpíada e escrever a crônica.

Ele conta que, em sua escola, todos os alunos participaram e apenas dois textos foram selecionados, dentre eles, o seu “Pequenas Bailarinas”. Depois disso, foi escolhido também dentre os 45 textos do Município e está entre os 125 semifinalistas da etapa regional. Muito feliz, ele diz ainda que se inspirou na “tapiaca”, tradicional peixe das águas do Rio Pindaré, que banha o Município, para produzir o texto. “As tapiacas têm o poder de nos encantar e nos deliciar. Todo bom alto-alegrense gosta de comer tapiacas. E eu achei interessante falar delas, sobre elas... E estou muito feliz com o resultado... Espero chegar até a final, mas já me sinto vitorioso de ter chegado até aqui”, disse o aluno, emocionado.

A professora Maria José é pedagoga e leciona desde 2005. Desde maio deste ano (2012) ela vem trabalhando as oficinas para a Olimpíada com as turmas da escola. Ela conta que tem muito orgulho em ter alunos como o Paulo Ricardo e diz que o mesmo gosta muito de escrever e já produziu outros textos em outros projetos como, por exemplo, o Projeto “Narrativas Literárias”. “Este rapaz tem um dom nato para escrever e nos conquista com seus textos, sempre claros e carregados da emoção de quem conhece e vive bem sua realidade. Sinto-me orgulhosa em ser sua professora e estou muito feliz em poder acompanha-lo nesta viagem, verdadeira aventura literária em nossas vidas”, disse a professora, referindo a Paulo Ricardo.

Os pais de Paulo Ricardo, Juvenal e Maria Raimunda, não cabem em si de tanta felicidade: “Nosso filho só enche a gente de alegria! Responsável e estudioso, nosso Paulinho está buscando nos estudos uma vida melhor para ele mesmo e para a gente!”, afirmaram eles, radiantes.

Para que o texto concorra na próxima etapa, é necessário que Paulo Ricardo e a Professora Maria José participem da Oficina Regional, que acontecerá em Natal/RN, nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2012.

A Oficina reunirá os 125 professores e 125 alunos semifinalistas de todo o Brasil na categoria Crônica, sendo essa uma boa oportunidade para a troca de experiências. O encontro tem por objetivo principal ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Também haverá atividades de formação para os professores, destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.

Vale lembrar aqui que Alto Alegre do Pindaré foi referência nacional na última Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2010, com o texto “A Quebradeira de Coco”, também na categoria Crônica, escrito pela estudante Patrícia Borges da Silva, de 14 anos, da Unidade Integrada “Castro Alves”, do povoado Timbira do Bogéa.

Por Heider Carvalho.

2 comentários:

  1. E EXISTEM PESSOAS QUE VEM A PUBLICO DIZER QUE A EDUCAÇÃO DE ALTO ALEGRE ACABOU, ESTÁ UM CAOS... FICO ME PERGUNTANDO SERÁ QUE ELES ESTÃO FALANDO DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ OU SE É DE OUTRO ALTO ALEGRE... OLHEM AO SEU REDOR QUANTA DIFERENÇA HOJE PODEMOS BATER NO PEITO E DIZER QUE MORAMOS EM UMA CIDADE... UMA LINDA CIDADE!

    ResponderExcluir
  2. Cada caso a parte. Lingua de fogo e voce não ganhou nenhuma olinpiada né. Rsrs,

    ResponderExcluir

Comente antes de sair

 
Top