Regional


Selecionado para o Prêmio Nacional de Gestão Escolar 2012, o Centro de Educação Básica (CEB) Sebastião Sudário Brilhante, da rede municipal de ensino de Alto Alegre do Pindaré, representa o Estado do Maranhão em um encontro internacional de diretores escolares, nos Estados Unidos.

Além de ser um dos vencedores do Prêmio Nacional de Gestão Escolar 2012, diretor de escola de Alto Alegre do Pindaré vai aos EUA participar de intercâmbio
José Ribamar Carvalho, antes do embarque
para os Estados unidos
Conhecido em Alto Alegre do Pindaré como “Irmão Zé”, o diretor disse ao Jornal Imparcial, antes de embarcar para São Paulo, que apesar de nunca ter saído do país e dominar pouco o idioma inglês, tinha uma boa expectativa  diante da experiência nova, de participar de um intercâmbio internacional como representante do estado em que atua profissionalmente.

Além dele, gestores de outros 23 estados brasileiros e do Distrito Federal participam do programa, que se estende até o próximo dia 4 de novembro. Quando retornarem ao Brasil, os 25 diretores voltam a se encontrar na cerimônia de entrega do “Prêmio Gestão Escolar – Escola Destaque Brasil”, previsto para o dia 5 de novembro, em São Paulo.

Criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio de qualidade destaca-se como um dos principais instrumentos de mobilização e autoavaliação das escolas públicas brasileiras. No Maranhão, a seleção é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e na edição de 2012, baseada em dados do ano anterior, foram inscritas 11 escolas, das quais nove da rede estadual e duas das redes municipais de ensino. Os estabelecimentos de ensino foram avaliados pelo Comitê Estadual do prêmio, presidido pela Superintendência de Gestão Educacional da Seduc, e o resultado da avaliação divulgado no fim de julho.

Além do CEB Sebastião Sudário Brilhante, selecionado para o prêmio nacional, o Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves, colégio da rede estadual de ensino localizado em Caxias, foi escolhido em primeiro lugar na seleção estadual de gestão escolar, cuja cerimônia de premiação acontecerá este mês.
De acordo com Irmão Zé, a maior dificuldade encontrada pela escola foi a própria inscrição eletrônica, que requereu inúmeros contatos com a Seduc para elucidar os procedimentos necessários.

No entanto, o gestor destacou como aspecto positivo para o sucesso da Escola Sebastião Sudário Brilhante, que reúne 440 alunos matriculados e 18 professores, o fato de o estabelecimento adotar a metodologia de portfolios e registrar todos os eventos e ações para avaliação no fim do ano, que comprovaram as informações apresentadas na inscrição. Irmão Zé admitiu que, a princípio, não acreditou que a escola seria selecionada, mas, no decorrer do processo, a comunidade escolar se tornou mais confiante. “A escola ainda precisa melhorar, mas o grande objetivo do processo é justamente esse: avaliar o trabalho e perceber o que está faltando”, disse ele, destacando que o reconhecimento ainda serve de estímulo para as outras escolas da rede municipal de Alto Alegre do Pindaré.

FORMAÇÃO CONTINUADA
Por telefone, a Secretária Municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré, Regina Galeno, falou ao Imparcial que a liderança do Irmão Zé, além das ações  educativas  com  a  comunidade escolar, serviu de diferencial para a seleção da Escola Sebastião Sudário Brilhante como destaque estadual.  Segundo ela, as  escolas da rede municipal são orientadas a efetuar a inscrição, como forma de fortalecerem o aspecto pedagógico da gestão escolar.

Regina Galeno explicou que a maioria das escolas municipais de Alto Alegre do Pindaré se situam na zona rural, o que dificulta a articulação da rede como um sistema de gestão integrada. No entanto, a secretária informou que os gestores escolares passam por uma formação continuada em reuniões mensais, como forma de garantir a integração das ações.

IRMÃO ZÉ VAI A WASHINGTON E ILLINOIS
 Irmão Zé informou que, no fim do mês passado, os representantes das escolas selecionadas nos estados participaram de uma reunião preparatória para a viagem aos Estados Unidos, durante a qual receberam orientações sobre o sistema educacional daquele país, assim como sobre a documentação necessária para a viagem, os costumes do povo e os próprios hábitos alimentares.

Segundo ele, a programação da primeira semana de estadia em Washington D.C. inclui a participação dos representantes brasileiros em um seminário sobre gestão e lideranças escolares, com diretores dos Estados Unidos, Portugal, Tailândia e Argentina.

Em seguida, os gestores escolares deixarão a capital americana e se dividirão em grupos de visitantes a outros estados daquele país. A esse respeito, o Irmão Zé antecipou que acompanhará o representante da escola selecionada no estado de Pernambuco, além de um gestor de Portugal, ao estado de Illinois, com a vantagem de o colega pernambucano já conhecer esse estado.  Os demais grupos se dividirão em visitas aos estados do Arizona, Texas, Minnesota, Nova York e Califórnia.

As visitas serão retribuídas no próximo ano, com a vinda de um diretor americano ao Brasil, a fim de conhecer as boas práticas da gestão educacional no país.

Segundo a assessoria de comunicação do Consed, com a premiação deste ano, 302 diretores brasileiros já realizaram a viagem de intercâmbio aos Estados Unidos.

Por Augusto do Nascimento
Fonte O Imparcial
Matéria publicada no Jornal O Imparcial, 10 de outubro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Comente antes de sair

 
Top