Em tempos de campanhas político-partidárias, vê-se várias formas de manifestação popular em prol ou contra pretensos vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores ou presidente da república. Algumas pacíficas e outras nem tanto. Mas, via de regra, todas motivadas pelo comportamento ou histórico do(s) candidato(s).
Chamou-me a atenção - e vou ater-me basicamente nesse ponto específico - uma manifestação pacífica em prol do candidato à reeleição do município de Alto Alegre do Pindaré. No último dia 4, centenas de mulheres se uniram e formaram uma corrente intitulada pelas participantes de Movimento Mulheres do 28 (Nome alusivo ao número do atual prefeito e candidato à reeleição Atemir Botelho, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB).
Poucos imaginavam, durante o governo federal de Getúlio Vargas, que 80 anos depois da conquista do direito ao voto, as eleitoras seriam decisivas. No Maranhão, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, as votantes ganham por 91 mil em relação ao número de eleitores do sexo masculino: são 2.232.521 homens e 2.323.352 mulheres.
Em Alto Alegre do Pindaré, elas representam metade do eleitorado. Dos pouco mais de 20 mil eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano em Alto Alegre, as mulheres somam 10. 136, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E essa manifestação voluntária e popular Movimento Mulheres do 28 descreve o novo momento que o município de Alto Alegre do Pindaré está vivendo. Um novo tempo no qual as mulheres não estão alijadas do processo eleitoral e, longe disso, participam ativamente do processo, determinando o próprio futuro, o de filhos e de netos.
A Mulher Eleitora - Carlos Drummond de Andrade.

loura poeta bacharel
Conquista, por sentença de Juiz,
direito de votar e ser votada
para vereador, deputado, senador,
e até Presidente da República,
Mulher votando?
Mulher, quem sabe, Chefe da Nação?
O escândalo abafa a Mantiqueira,
faz tremerem os trilhos da Central
e acende no Bairro dos Funcionários,
melhor: na cidade inteira funcionária,
a suspeita de que Minas endoidece,
já endoideceu: o mundo acaba”.
Carlos Drummond de Andrade.
Fonte: Notas do Daniel Aguiar
0 comentários:
Postar um comentário
Comente antes de sair