Após o período de recesso para as festas juninas, o Grupo de Teatro Primeiro Ato retomou, neste sábado (14/07), no Teatro Municipal de Alto Alegre do Pindaré, as atividades de 2012. O momento foi marcado com uma oficina realizada nos dias 14 e 15 de julho, pelo acadêmico de jornalismo e ator do Grupo, Domingos de Almeida. A oficina marca o início dos preparativos para o Festival de Teatro, que acontece entre os dias 5 e 7 de novembro do corrente.
Para a atriz Ana Paula, o teatro é um espaço de aprendizagem que possibilita o discernimento, a perda do nervosismo, e estimula o praticante da arte a buscar a excelência. “Eu tive muita dificuldade quando iniciei, tinha muita vergonha e não me sentia confiante para continuar no grupo, então eu saí; mas agora eu voltei para ser a melhor; agradeço ao Domingos, que sempre buscou me ajudar, e à Deylane, em quem eu sempre me espelhei”, disse a atriz.
Os atores veteranos, Fabrício Leite e Deylane de Jesus, destacaram as conquistas do Grupo Primeiro Ato nos últimos anos e reafirmaram seu compromisso de sentar junto ao grupo e contribuir com a manutenção do mesmo.
O ator Domingos de Almeida, recém-formado no primeiro módulo de Teatro da (UFMA) Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz, esteve à frente da oficina, repassando os conhecimentos adquiridos no referido módulo. “Como já dizia o filósofo: ‘conhecimento que não é repassado é conhecimento que não existe’; então eu venho por uma questão de honra; é um compromisso meu retribuir aquilo que me foi dado aqui nessa casa”, disse o ator.
Domingos falou, ainda, sobre a importância que o teatro ganhou dentro do Município depois de um período de desânimo e desistência por parte dos atores. “Hoje o teatro aqui no Município oferece status aos seus atores; ser ator aqui em Alto Alegre é ocupar um espaço privilegiado. Isso muito se deve à persistência de pessoas como Fabrício, Deylane, Pipoca, eu, dentre outros, porque mesmo com dificuldades e polêmicas, nós sempre permanecemos juntos para manter o desejo de ver esse Teatro transformar a vida de muitas outras pessoas”, afirmou Domingos.
O Grupo recebeu oito novos atores; e o diretor do Grupo Primeiro Ato e do Teatro Municipal, José Reynaldo (o Pipoca), dá as boas-vindas aos novos artistas da mais nobre de todas as artes. “Esses novos atores vieram com interesse de participar; são diferentes daqueles que vem por influência de amigos; Estes não! Eles estão aqui espontaneamente e nós estamos de braços abertos para recebê-los”, disse o Diretor.
Por Direção do Grupo Primeiro Ato
Fotos: Acervo do Grupo
eu guilherme rocha nascimento quero participar, onde que se escreve???
ResponderExcluir