Regional

O Colegiado Escolar Como Instrumento de Liberdade
No dia 30 de março de 2012, realizamos em Alto Alegre do Pindaré as eleições para o Colegiado Escolar. Realizamos várias reuniões com diretores, com a comunidade escolar, com a equipe responsável, até chegarmos ao momento de escolha da composição do colegiado das vinte e nove (29) escolas com mais de cem (100) alunos. As eleições representam um momento de culminância desse processo, e de tantos outros que se seguirão após mais essa conquista do nosso povo.

Realizamos todo o processo através de uma rede integrada, recrutamos alguns dos nossos mais experientes diretores: Irmão Zé, Valdo, a conselheira Maura e a técnica da SEDAP, Marinethe, que esteve no assessoramento executivo para realizar as reuniões e preparar esse importante momento com seus iguais e com a comunidade.

Foi bonito de ver algo novo naquele dia. Todos os grupos de crianças, as pessoas nas ruas e nas calçadas, só comentavam sobre Colegiado Escolar. Os foguetes ao final das eleições comemoravam os vencedores. O entusiasmo pela promoção da participação na escola foi intenso em toda a cidade.

A Prefeitura de Alto Alegre junto com a comunidade escolar conseguiu pelo Colegiado envolver toda uma cidade, atuando num fim determinado estabeleceu relações sociais democráticas entrelaçando escola, família e sociedade. Colocando a escola e a educação no centro da vida social dos indivíduos, tomamos a democracia pela mão, dimensionamos o papel da educação rumo a uma cidade mais livre e justa.

Acreditamos que o Colegiado Escolar como interesse comum vai valer-se como construção coletiva do Projeto Político Pedagógico das nossas escolas, para torná-las ainda mais abertas, mais vivas para abranger as forças sociais a sua volta, mais dinâmicas para manter nossos estudantes sempre aprendendo e felizes.

Agora toda a equipe esta recebendo formação pelo Projeto de Fortalecimento do Colegiado Escolar para na continuação do processo fazer outras formações com os membros dos colegiados.

Hoje estamos certificando os Colegiados eleitos para assumirem seu papel cidadão nas nossas escolas, como lideranças comprometidas com a democratização do gerenciamento escolar. Nesse objetivo firmamos nosso compromisso fundamental com o exercício da liberdade, posto que a liberdade de participar seja capaz de remover pobreza, tirania e repressão, mazelas sociais e carências de serviço público. Com os direitos garantidos e oportunidades de participação pretendemos ter no Colegiado Escolar um instrumental para promover a capacidade humana pela promoção dessa liberdade.

Queremos que os membros do Colegiado Escolar como agentes públicos, além de moldar seu destino ajudando uns aos outros, possam ser engenhosos construtivos de outras liberdades.

Por Regina Galeno 

1 comentários:

  1. Por que não fazer prevalecer a democracia como toda? Vamos realizar eleição para gestores escolares, continuando com o ato democratico em nossa cidade. Só assim nos sentiremos totalmente livres e felizes.

    ResponderExcluir

Comente antes de sair

 
Top