Regional

As tecnologias do mundo moderno fazem com que as pessoas deixem a leitura de livros de lado, o que resulta em jovens cada vez mais desinteressados por leituras, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é, sem dúvida, algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito, as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária.

Foi pensando nisso que a Casa do Professor, em Alto Alegre do Pindaré, através da Coordenadora Zilda Rodrigues e da Bibliotecária Vanda Ribeiro, está desenvolvendo um Projeto de Incentivo à Leitura denominado de "Livros Viajantes".

Vanda Ribeiro e Adriana
Segundo Zilda Rodrigues, o Projeto tem como base outros já existentes desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação. O "Livros Viajantes" tem como objetivo incentivar alunos e comunidade ao habito da leitura com o intuito de ampliar o conhecimento e envolver novos leitores. "Através da leitura, a sociedade descobre mais sobre o seu mundo. Ao final de cada livro ou noticiário, o cidadão adquiri novos conhecimentos e ideias", afirma Zilda.

Para a Bibliotecária Vanda Ribeiro, o Projeto vai envolver, principalmente, Jovens Leitores (Projeto de leitura desenvolvido por alunos do ensino médio), supervisores e diretores de escolas que possam levar o "Livros Viajantes" à comunidade e àqueles que não têm tempo de passar em uma biblioteca para praticar a leitura. "Isso nos faz acreditar que vale a pena levar adiante esta ação, pois dessa forma, acreditamos estar promovendo a educação em nossa cidade", acrescenta Vanda.

Como funciona
Os Livros são selecionados em varias categorias, colocados em uma sacola de pano, feita especialmente para o Projeto, e o agente multiplicador, que pode ser qualquer individuo da sociedade interessado em incentivar a leitura e multiplicar conhecimentos, faz um cadastro na Biblioteca da Casa do Professor, recebe uma "Sacola" e fica responsável pelos livros que serão distribuídos entre amigos, vizinhos etc., com um prazo pra devolução de 15 dias.

Sabemos que a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo a nossa volta. Temos o constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro. Seja você também um agente multiplicador dessa prática. Ler é muito importante!
Adriana, supervisora da Escola Monteiro Lobato, Bairro C. R. Almeida, já aderiu ao Projeto e dá um bom exemplo.

Por Civaldo Lopes
Revisão Heider Carvalho
Fotos: Civaldo Lopes 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente antes de sair

 
Top