Em solenidade realizada no Teatro municipal no dia 17 de fevereiro a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, diante da Associação de Agricultores Agroextrativista de Alto Alegre do Pindaré e de autoridades municipais apresenta o Programa de Aquisição de Alimentos Modalidade Doação Simultânea. Esse Programa é uma das ações do Fome Zero para possibilitar o acesso a alimentos de pessoas em situação insegurança alimentar, promovendo a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
Esse modelo de agricultura foi criado pelo governo Federal e que hoje garante o sustento de mais de um milhão de famílias no Maranhão, Alto Alegre faz parte dessa estatística.
Esse modelo de agricultura foi criado pelo governo Federal e que hoje garante o sustento de mais de um milhão de famílias no Maranhão, Alto Alegre faz parte dessa estatística.
Os Agricultores regularmente cadastrados no programa terão seus produtos comprados pelo governo a preço praticado nos mercados regionais e doados para instituições que desenvolve trabalho no campo social, escolas e Hospitais entre outras. Em Alto Alegre as escolas da rede municipal e o Hospital serão beneficiados. A implantação desse programa é de responsabilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governo Estadual e Prefeitura do Município.
O Agricultor Francisco Souza dos Santos destacou a importância do programa para o incentivo aos pequenos agricultores, que terão acesso aos produtos agrícolas de boa qualidade, além de mercado para sua produção, “vamos deixar de ter prejuízos porque teremos a garantia de que nossos produtos serão vendidos” afirmou ele.
Para o Gerente do Pronaf no Banco do Nordeste, o papel do programa é fortalecer o custeio agrícola nos municípios com acompanhamento técnico e oferecer mercado aos produtores, ainda segundo ele em 2012 o BNB vai disponibilizar R$ 1 milhão de reais para o incentivo agrícola em Alto Alegre, á juros de 1,5% ao ano.
O Prefeito Atemir Botelho que na ocasião estava acompanhado do Vice Edésio, destacou o sucesso do investimento agrícola no povoado três bocas que atualmente é um grande produtor de melancia e inicialmente tinha apenas um campo de produção, falou ainda sobre o trabalho que está sendo feito para que esse modelo de produção chegue a mais pessoas, se estendeu falando do trabalho de infraestrutura do município citando as recuperações das estradas e das pontes que faz ligação com os interiores, “as melhoria nas estradas e a construção das pontes em concreto é de extrema importância para a escoação da produção”, disse ele.
As perdas do município por estar inadimplente devido à má gestão do governo anterior impediram algumas aquisições para auxiliar a produção agrícola, também foi destacada pelo gestor, que afirmou que existem R$ 230 mil reais em conta pera serem investidos na agricultura municipal.
Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Ramiro, Silvano Carolino e Zé Cibica, a Secretaria de Assistência Social Edna Barros José Alberto da Conab e Miguelzinho do Arapapá.
O Secretário Francisco da Conceição foi parabenizado pelo trabalho desenvolvido diante da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e disse estar feliz com o resultado do evento, uma vez que o espaço estava completamente lotado de agricultores que poderão ser beneficiados pelo programa, para isso é necessário que estes estejam ligados á uma associação ou cooperativa e procurar a Secretaria para fazerem o cadastro.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente antes de sair