Regional

Durante os dias 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro, no Teatro Municipal aconteceu o I Colóquio o Teatro como Ferramenta da Construção Social, Promovido pelo Grupo de Teatro Primeiro em parceria com o Projeto Faculdade a Serviço da Vida da UFMA de Imperatriz (Faculservi) onde foram discutidos a importância dessa arte para a formação artística e social dos praticantes do Teatro e os possíveis caminhos para o desenvolvimento, reconhecimento e a valorização dos artistas cênicos municipais dentro de temas como o Teatro no Combate aos mais diversos gêneros de Preconceito, sua aplicação na escola, nos movimentos sociais e a Estrutura Física e Organizacional do Teatro Municipal com toda sua problemática.
Como parte da programação na abertura do evento, o anfitrião e Ator do Grupo Primeiro Ato, Domingos Alves de Almeida, no discurso oficial de abertura do Colóquio, lamentou a morte do Mestre de Cultura Domingos Cunegundes que morreu no último dia 12 vítima de um câncer, “Vou começar as minhas palavras, lamentando um fato triste para a nossa cultura que aconteceu nesse ano de 2012, que foi a morte do nosso notável mestre de cultura O senhor Domingos Cunegundes, e por esse motivo peço a todos que fiquem de pé para saudarmos com uma calorosa salva de palma o nosso ilustre mestre”. Destacou ainda os desafios enfrentados diariamente pelos atores do município, “esse evento se faz necessário, pelo fato de nos últimos anos o Grupo de Teatro Primeiro Ato estar enfrentado dificuldades para desenvolver suas atividades. Um grupo que em 2006 no festival estadual, levou os títulos de melhor diretor (Pipoca), segundo melhor espetáculo (o Filme que não foi gravado) e ator revelação (Cristiano Ralf), desde então não teve mais estrutura para voltar a participar do festival. Façanhas desconhecidas aqui no município. E o grupo não é reconhecido por parte da população, e uma parte dos que reconhecem não valorizam, e dentro da nossa própria cidade somos anônimos”.
O Professor Osmar Silva representando a Secretária de Cultura Verônica Fagundes, parabenizou a iniciativa do grupo e destacou o processo de democratização pelo qual passa o nosso município, para ele iniciativa como essa, que discute problemas no município acontece pelo fato de O Prefeito Municipal Atemir Botelho governar o município sob as bases da democracia. A secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura municipal apoiaram a realização do evento e receberão o relatório com as necessidades constatadas pela equipe do projeto.

O Diretor do Teatro Municipal e do Grupo Primeiro Ato José Reinaldo Costa Ferreira, destacou a importância da parceria e ficou feliz com o resultado considerado por ele positivo para sucesso dos grupos de Teatro de Alto Alegre que somam mais de 12 espalhados pelas escolas e igrejas do município.
Na cerimônia de encerramento os Acadêmicos Railson Lima e Francisca Daniela fizeram a leitura do relatório com as petições discutidas durante o evento com a participação do público inscrito no evento que foram as seguintes: Melhorias físicas - Acessibilidade: rampa na entrada do prédio e no palco; espaço exclusivo para cadeirantes; banheiros adaptados para cadeirantes. Segurança: extintores de incêndio; saída de emergência; iluminação de emergência; sistema de segurança. Estrutural: reforma dos banheiros; implementação de banheiros destinados ao público no lado direito do recinto; películas escuras nas janelas do lado esquerdo, troca do vidro de janela quebrado; cestas de lixo fixas e sinalizadas em diversas partes do local; remoção de poste localizado à frente; reconstrução da fachada; retirada do cano da fossa e recolocação do azulejo; iluminação que possibilita desligar a luz da plateia sem afetar a iluminação do palco; entrada lateral coberta com ligação para o camarim; criação de bilheteria; mural informativo na parte interna; remoção do forro superior ao palco para implantação de iluminação adequada, criação de um espaço (deposito) e trocar as cortinas. Melhorias Organizacionais – Institucionalizar o teatro transformando-o em um espaço voltado para atividades artísticas diversas (música, dança, teatro, artes plásticas), em resumo torná-lo um espaço de cultura, criação de uma diretoria onde haja a participação de pessoas de diferentes gêneros artísticos (música, dança, teatro, artes plásticas), implantação de uma agenda anual de atividades, criação de regimento interno (mencionando normas de uso e locação e etc). Instituir um termo de responsabilidade, para os que usarem o espaço, responsabilizando-os por eventuais danos causados enquanto em seu uso, realizar encontro com artistas locais para debater as problemáticas da cidade da área da cultura e rodas de debates após os espetáculos.

A organização do I Colóquio Teatro como Ferramenta da Construção Social

Ainda na noite do encerramento foi apresentado o espetáculo O Mistério do Sapo Cururu Artur e o Boi de emoções abrilhantou com a elegância e brilho que lhe são características encantando o público presente.
Veja mais fotos AQUI!


Por Domingos de Almeida
Fotos: Civaldo Lopes e João Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente antes de sair

 
Top