Regional

Por Zeca Soares
O carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, conhecido como Joãosinho Trinta, de 78 anos morreu neste sábado . Ele esatva internado desde o dia 3 de dezembro, em estado grave na UDI.

Joãosinho Trinta apresentava “quadro de insuficiência respiratória e sepse, evoluindo com instabilidade hemodinâmica”.

Em maio deste ano, Joaosinho Trinta ficou 37 dias hospitalizado com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.

Joãosinho Trinta estava no Maranhão atuando em projetos da Secretaria da Cultura para os 400 anos de São Luís, comemorados em 2012.

João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta nasceu em São Luís, no dia 23 de novembro de 1933 é um artista plástico e famoso carnavalesco brasileiro.

Até os 18 anos de idade viveu em São Luís do Maranhão, onde trabalhou como escriturário. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951. Começou sua carreira carnavalesca no Salgueiro, onde foi campeão, como assistente, em 1965, 1969 e 1971.

Após a saída dos carnavalescos Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues, foi promovido a carnavalesco da escola onde fez dupla com a artista plástica Maria Augusta no carnaval de 1973, com o enredo “Eneida: Amor e Fantasia”. Já como carnavalesco-solo ganhou o bi-campeonato em 1974 com “O Rei de França na Ilha da Assombração” e em 1975 com “O Segredo das minas do Rei Salomão”.
Após divergências com a diretoria salgueirense, transferiu-se para a escola de samba Beija-Flor, onde deu seu toque de genialidade com enredos ousados e luxuosos que deram à agremiação nilopolitana os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983, além de vários vice-campeonatos, entre eles os de 1986 com “O mundo é uma bola” e o de 1989 com “Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia” gerando controvérsias com a Igreja Católica ao tentar levar ao desfile uma imagem do Cristo Redentor caracterizado como mendigo.

Também foi campeão nos Grupos de Acesso com as escolas Império da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha, além de ter feito carnavais para escolas de São Paulo.
Após problemas de saúde transferiu-se para a escola de samba Unidos do Viradouro, onde ganhou o título do carnaval de 1997 com o impactante “Trevas! Luz! A explosão do Universo”. Teve passagem marcante na Grande Rio com o 3ºlugar inédito para a escola em 2003.

Em 11 de julho de 2006, após sofrer dois AVCs (acidente vascular cerebral), foi internado no Rio de Janeiro e, vinte dias depois, transferido para o Hospital Sarah Kubitschek, de Brasília, de onde teve alta em 19 de outubro.
Em 2006 se transferiu definitivamente para o Distrito Federal onde foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília e em 2010, concorreu a deputado distrital, mas não consegui se eleger.


1 comentários:

  1. ATÉ QUANDO ? Socorro !

    Alto Alegre do Pindaré nos últimos anos tem assistido o espetáculo da morte! A morte estar dando um show mais seus principais protagonistas são: A falta de fiscalização por parte da Policia Militar de nossa cidade que faz um papel de cega e a irresponsabilidade dos acidentados/mortos de nossa cidade. A cada dia perdemos amigos, colegas e muitas das vezes parentes, a vista grossa das autoridades vem ajudando de forma útil para que acidentes e mortes aconteçam.
    Alto Alegre do Pindaré tem centenas de motos e carros que percorrem em nossa cidade e em todo nosso município e que ninguém sabe de onde vem e quem estar pilotando, aqui dentro da sede nas barbas das autoridades é enorme o vandalismo em cima de motos e no volante de um carro, “senhores” só porque são comerciantes, políticos ou amigos de políticos entregam seu veiculo nas mãos de pessoas /crianças que se quer tem uma altura compatível com o veiculo que estar pilotando. O Presidente do Legislativo de nossa cidade Alan Kardec que nem habilitação tem anda dirigindo um carro. O prefeito Atenir que poderia dar exemplo no que diz respeito a trânsito tem uma irmã que todos nós conhecemos a Srª Francineide Marques que sempre dirigi sem habilitação e sem contar que quando ela não estar dirigindo o carro passa pra uma “amiga do poder” dirigir. O vereador Rivaldo que é o líder do Governo no Legislativo tem uma sobrinha menor de idade que dirigi carro e moto com frequência. Mas como a Policia Militar nem pode inibir esta ação de pessoas dirigirem sem habilitação e sem documentação do veiculo? Até por que dentro da delegacia o um cidadão que se diz escrivão “portaria não sei de quem?” estar dirigindo uma Moto Titan que nem placa tem! E o mesmo NÃO tem habilitação para dirigir. Até mesmo professor gente que poderia educar o trânsito tem moto e carro e nem por isso tem habilitação e documentação do veiculo.
    Enquanto o que estar relatado neste ultimo parágrafo está acontecendo nossos amigos e familiares estão morrendo! A promotoria nem se meche em relação a isso! O conselho tutelar nem se move! A Polícia Militar faz vista grosa! O Poder Público faz-se de surdo e mudo!
    Minhas autoridades, vamos! Mecham-se nossos colegas estão morrendo tudo isso por falta de fiscalização por parte da Policia Militar!

    Cachaça com Direção é igual a Caixão
    Mandarei este e – mail a todos os blogs e autoridade que eu tiver acesso.

    ResponderExcluir

Comente antes de sair

 
Top