A Professora Ronivania e o Professor Pacheco estiveram recentemente no Rio de Janeiro e São Paulo, representando o Município de Alto alegre do Pindaré em dois grandes eventos, a convite da Coordenação do PRÊMIO VIVA LEITURA 2011 e da Java 2G Produções Artísticas Ltda.
Ao terem conhecimento da cartilha das ações desenvolvidas pelos Jovens Leitores do Município de Alto Alegre do Pindaré, a Coordenação do PRÊMIO VIVA LEITURA 2011 convidou a Secretaria de Educação do nosso Município a participar do evento de premiação, que aconteceu na cidade de Rio de Janeiro no inicio deste mês. Após a cerimônia, o Presidente da Fundação da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, conversou com os representantes de Alto Alegre, mostrou-se surpreso com a criatividade dos Jovens Leitores e fez questão de entregar seu contato pessoal para manter-se informado sobre todas as ações educacionais desenvolvidas no Município.
O segundo evento foi realizado na Cidade de São Paulo, onde aconteceu a estreia do filme documentário “O LIVRO QUE MUDOU MINHA VIDA”, do qual parte foi gravada no Município de Alto Alegre do Pindaré.
A equipe da produtora “Java 2G Produções Artísticas Ltda” esteve em Alto Alegre do Pindaré entre os dias 10 e 11 de abril de 2011 fazendo gravações e coletando depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas mudadas através da leitura. Após pesquisas feitas pela internet e no MEC, a equipe chegou a Alto Alegre do Pindaré (O único município do Maranhão escolhido pela produtora, por apresentar bons resultados no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2010, e pelo sucesso dos projetos de leituras desenvolvidos pela Secretaria da Educação Municipal, como, por exemplo, o “Jovens Leitores”, que desenvolve as ações: Charrete Literária, Bumba Meu Livro, Tenda Literária, Minha Terra Tem Talento, dentre outros).
As gravações foram feitas em Alto Alegre, Mineirinho e Auzilândia, nos quais foram coletados vários depoimentos de alunos, professores e moradores das comunidades.
Após a estreia do filme, o produtor Duto Sperry se pronunciou falando da alegria que sentia em estar recebendo a equipe da SEDAP e ressaltou a força de vontade dos jovens e do Gestor Municipal, que não mede esforços no que se refere ao compromisso com a educação. “Alto Alegre é bem distante, porém é uma cidade que respira literatura, terra de um povo acolhedor; estou emocionado em vê-los aqui; para mim, esta foi a maior surpresa que poderia acontecer no dia de hoje”, acrescentou ele.
Fotos: Arquivo da SEDAP
Fotos: Arquivo da SEDAP
Gosto muito de leitura e recomendo Jovens Leitores, o blog do Alto está corretíssimo ao colocar esses matérias. E no site dele (www.jovensleitores.com) tem muito mais! Tchau.
ResponderExcluir