A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDAP), implantou, desde o ano 2009, os serviços de atendimento escolar na modalidade de Educação Especial, conforme dispõe o Decreto n° 6.571/2008. Esta ação também promove a formação dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado – AEE.
O Núcleo de Educação Especial tem por objetivos: atender e acompanhar todos os alunos com deficiência, transtorno globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e/ou dificuldades de aprendizagem, buscando novas metodologias e práticas pedagógicas que desenvolvam suas habilidades práticas, sociais e conceituais; garantir o acesso de todas as crianças e adolescentes com necessidades educacionais especificas ao sistema educacional público, bem como disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos; garantir formação continuada dando ênfase à educação inclusiva, com desenvolvimento social e aprendizagem; acompanhar os educadores nas salas de recursos multifuncionais e regulares.
O Núcleo dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta de Psicopedagoga, Fisioterapeuta, Psicóloga, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social e uma Técnica em Libras, que acompanha os alunos e ajuda a escola e as famílias a contribuírem para o desenvolvimento desses estudantes e atendê-los de forma mais adequada. A equipe técnica dá suporte às 57 escolas do município. Também realiza palestras, formação continuada para os professores de sala de recursos, visitas e oficinas nas escolas, formação em Libras, atendimentos e diagnósticos psicopedagógicos e encaminhamentos aos profissionais especializados e, ainda, promove ações que envolvem a escola e a família.
Pela ocasião do Aniversário da cidade, o Coral em Libras se apresentou pela primeira vez, mostrando que é possível a inclusão social, a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas com deficiência. Para isso o Núcleo de Educação Especial encontra-se disponível a toda comunidade escolar a fim de promover a inclusão.
Por
Adriana Lima Sousa (Coordenadora)
Eunice Alves (Psicopedagoga)
0 comentários:
Postar um comentário
Comente antes de sair