Quem foi ao Cemitério Municipal Alto Bonito, pela manhã, homenagear os mortos neste feriado de Finados, encontrou o tempo nublado, como é tradição nesta data. O dia começou com a presença de muitos parentes e amigos dos falecidos ornamentando os túmulos com buquês e vasos de flores, além de muitas velas.
Foto: Civaldo Lopes |
O movimento foi muito grande durante todo o dia; porém, ao final da tarde, foi registrado um número maior de visitantes. Adultos, idosos, crianças, jovens e famílias inteiras se dirigiam aos túmulos de seus entes queridos para prestar suas homenagens, como forma de relembrar e matar saudades daqueles que já passaram por esta vida.
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. No século XIII, esse dia anual passou a ser comemorado a 2 de novembro, porque 1º. de novembro é dedicado à Festa de Todos os Santos.
Revisão Heider Carvalho
0 comentários:
Postar um comentário
Comente antes de sair