Os Secretários de Educação e Gestores das Cidades de Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeiras, Itapecuru Mirim, Igarapé do Meio, Miranda do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Rita, Tufilândia e Vitória do Mearim, e a instrutora do CEDAC, Marília Novaes, participaram na noite da última terça-feira, 29 de novembro, na Praça de Eventos, do encerramento do 10º Encontro de Gestores da Comunidade PAR. O evento contou com várias apresentações culturais e a participação especial do cantor regional Léo Veloso. Os educadores aproveitaram o momento de descontração e entraram na Roda da Mangaba com os idosos.
Fotos: Civaldo Lopes
Veja mais fotos AQUI!
Veja mais fotos AQUI!
Leia na integra o discurso da Secretária de Educação Régina Galeno no Encerramento do 10º Encontro de Gestores da Comunidade PAR realizado em Alto Alegre do Pindaré, 30.11.11.
CUMPLICIDADE
São curiosas algumas palavras, nos levam de um estado de risco a uma mistura ingênua ou a nos fisgar pelo contexto, como uma porta a nos fazer entender o mundo.
Suponho que para aqueles que não se aventuraram pelas estradas de Alto Alegre elas ressoaram no compartilhamento da comunidade numa brevidade on line, mas, sem a surpresa do encontro, sem o espanto encantado da visita que apreende a cidade.
O encontro de falar, ouvir, ler e escrever acontece em um vasto painel de imaginário fértil para o futuro. Esquentamentos e pulsações de Alto Alegre, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Miranda do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Rita, Santa Inês, Vitória do Mearim, Tufilândia que juntos seguem em experiências afirmativas de qualidade social da educação, compartilhadas pelas forças da sociedade num elo para a mobilização e responsabilização.
Preparamos um processo onde se extinguirá a transmissão do conhecimento pela construção do diálogo e da participação para um legado onde a aprendizagem deixará de ser clandestina, isolada, repetida e solitária para seguir uma dimensão transcendental numa vasta e complexa narrativa que se compõem na arte de amar o outro e segue generosa, que se inaugura em cada espaço de encontro, alegria e prazer entre tantos que tecem a teia do aprender.
Aprender que acarreta em confiança, no prazer de quem prepara a felicidade do outro, que reinventa a si e a tudo mais, que se redescobre na comunhão com o mundo.
Num plano onde profissionais do magistério e servidores são arrebatados pela intensidade do envolvimento de querer alcançar a aprendizagem.
Semelhante a dança da mangaba, num bailado de vida, diferenças, idade, sexo, raça e sedução, superando a desigualdade num movimento ritmado e virtuoso.
Crônicas, poesias, parlendas, fadas, histórias compõem a agenda mística do fazer, do aprender, do viver.
O Encontro de Comunidades na cumplicidade de uma rede parceira se coletiviza, se apóia, se completa, para além do seu destino, mobilizada pela consciência do problema, atua na realidade paradoxal, para construção de uma educação viva, justa e igualitária, plural, com todos e para todos.
Traçamos metas, estratégias e ações para um arranjo de inclusão pela educação de crianças e jovens que lêem e compreendem o mundo, de mães e pais que educam, de adultos que aprendem, de jovens que preparam o futuro.
Vamos num grande trem rumo ao futuro que não deixa ninguém pelo caminho.
Seguimos num caminho novo.
Régina Maria Silva Galeno
Secretária Municipal de Educação
0 comentários:
Postar um comentário
Comente antes de sair