A Secretaria Municipal de Educação (SEDAP) através do Núcleo de Matemática realizou neste dia 20 de outubro, na Casa do Professor a Formação e Oficina da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) com os alunos classificados para a segunda fase da prova que acontecerá dia 05 de novembro.
Para a segunda fase foram selecionados 5% (cinco por cento) do total de alunos de 6º ao 9º ano de cada escola que participaram da primeira fase da prova em 17 de agosto. Portanto, no encontro do dia 20 houve uma participação de 54 alunos, que correspondem aos cinco por cento dos níveis 1 e 2, matriculados na sede de Alto Alegre do Pindaré, já que a prova é dividida em três níveis de dificuldade, sendo eles: nível 1 6º e 7º ano, nível 2 8º e 9º ano e nível 3 correspondente ao Ensino Médio.
O evento veio atender a um pedido da Secretária de Educação Régina Galeno, no intuito de melhor preparar os alunos classificados para a segunda fase da OBMEP.
Os professores Antonio Monteiro, Flauberth Marques e Marcos Paulo que formam o Núcleo de Matemática receberam os alunos na Casa do Professor e tiveram um dia inteiro de atividades voltadas para a disciplina.
Vale ressaltar a brilhante participação do aluno Luciel Lima da Cruz, que mesmo limitado por problemas de audição e fala, teve uma brilhante atuação nas atividades desenvolvidas nesse dia de estudo. Tudo isso graças à intérprete Adenisa Sousa que marcou presença no evento para contribuir na comunicação com o referido aluno.
A Olimpíada de Matemática é uma prova de relevância nacional e tem como principais objetivos:
Estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas;
Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;
Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional;
Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Pensando nisso o Núcleo de Matemática não mediu esforços para a realização do encontro. Foi notável a participação dos alunos das escolas Sebastião Sudário Brilhante, Escola Anna Maria Patello Saldanha, Escola Professor Jerônimo Pinheiro e Escola Arco Íres, todas da sede do município.
“O Núcleo de Matemática que é uma das equipes pedagógicas da SEDAP, sente-se muito feliz em poder contribuir cada vez mais com a qualidade da educação do nosso município e compromete-se em fazer sempre o melhor nesta luta imensa que é o ensino público do nosso país”, comentou o Professor Flauberth Marques.
Por Marcos Paulo
Fotos: Civaldo Lopes
0 comentários:
Postar um comentário
Comente antes de sair