Regional

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Para esse dia, a SEDAP, através do Núcleo de Educação Ambiental, propõe às escolas da Rede Municipal de Ensino ações que venham beneficiar a comunidade escolar e a comunidade local na qual está inserida. Essas ações são desenvolvidas desde o ano de 2009, sob a orientação da Coordenadora Franciene Azevedo e da auxiliar Isabel Avelino. Planejadas antecipadamente com sequências didáticas dos conteúdos, as ações acontecem em seguida: caminhada ecológica, dramatizações, seminários e o plantio de mudas. Homenageemos, então, a árvore, com a leitura do texto abaixo.

"Árvore: sinônimo de vida".

Com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com sua fundamental importância para o progresso e desenvolvimento dos povos, a árvore sempre esteve presente em nossas vidas.

Desde os primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se e transformando-se para se adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos vivendo a maior destas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir em ritmo acelerado, precisamos proteger nossa flora e nossa fauna, garantindo a sobrevivência de todos.

Hoje, enxergamos a importância das árvores na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nesse planeta: protegendo o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservando a vida silvestre, das mais fechadas matas até o cerrado brasileiro; servindo de berçário nos diversos quilômetros de mangue do litoral do país... Além disso, existe a questão do bom uso das árvores como produção de móveis, utensílios domésticos, esculturas, embarcações...

Então, quando se derruba uma árvore, não estamos apenas desprezando a vida, como também contribuímos para diminuir a sua qualidade. E esta qualidade só não será afetada se colocarmos outra árvore no lugar da que foi derrubada.

É importante ressaltar que o uso comercial das árvores deve ser controlado obedecendo às leis que garantam a sustentabilidade do meio ambiente.

Para cada ser existente no Planeta, a árvore desempenha um papel diferente: moradia, alimento, reguladora da temperatura, dentre outros. Por isso, a cada um de nós cabe a função preservá-la. O progresso alcançado até hoje pela humanidade tem parte de sua história fundamentada no uso deste nobre material natural.

Portanto, nesse dia 21 de setembro de 2011, os alunos da Casa Familiar Rural do Mineirinho, em conjunto com os monitores Antonio Marcos Rodrigues da Silva, Adenilon, Franciene de Azevedo e o Coordenador Edivaldo Xavier da Anunciação, visitaram o Criadouro Conservacionista Ararajuba do Ipê, localizado na BR 222, km 30, em Santa Inês, de propriedade do senhor Gil Alencar, com o intuito de conhecer a fauna e a flora brasileiras e uma grande variedade de animais vindos do Continente Africano, alguns em extinção. Esta visita deu-se pela necessidade de aprofundar conhecimentos e favorecer o despertar critico dos educandos nas questões ambientais.

Vale ressaltar que essa visita só foi possível graças ao apoio do Prefeito Atemir Botelho.


Fotos e Texto Acervo da Escola
Revisão Heider Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário

Comente antes de sair

 
Top