O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo e um grande impulsionador da imaginação, que contribui diretamente para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Além disso, desempenha a função social, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória.
Considerando que o desenvolvimento do raciocínio é fator fundamental para que a cidadania se efetive, a Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré-MA implantou o projeto XADREZ NA ESCOLA, como complemento à educação escolar.
Para a Secretária Municipal de Educação, Régina Galeno, a atividade com o xadrez proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas, sobretudo a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico.
Segundo Charles Partos, o aprendizado e a prática do xadrez podem desenvolver algumas habilidades cognitivas como: atenção e concentração, julgamento e planejamento, imaginação e antecipação, memória, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético e criatividade.
O monitor de xadrez das escolas altoalegrenses, Cleberson Pereira da Silva afirma que “o aprendizado do jogo ajuda os alunos a progredirem na escola, por desenvolver o raciocínio lógico e o desenvolvimento mental”.
Considerando esses benefícios à aprendizagem dos educandos, a SEDAP promoveu o I Torneio de Xadrez nas Escolas no ano passado (2010) e já está organizando a 2ª edição que acontecerá em novembro deste ano, durante a comemoração do aniversário da cidade.
Atualmente, participam do projeto 10 instituições de ensino, correspondente 17,24%. “A meta é implantarmos o xadrez em 100% das escolas da rede,” diz Régina Galeno.
Para a realização desse evento, a Secretaria de Educação contará com todas as escolas participantes, envolvendo todos os alunos como forma de incentivá-los na aprendizagem, visto que o xadrez além de estimular desenvolve as diversas áreas sensoriais do cérebro.
Por Evanylton Alencar
0 comentários:
Postar um comentário
Comente antes de sair