Regional

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Alto Alegre do Pindaré realizou nesta terça-feira, 17 de maio, uma rica programação com palestras, exibição de filme educativo e caminhada em prol da Campanha de Mobilização Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em nosso Município.

A programação teve início às 9h da manhã, no Teatro Municipal, com a participação dos conselheiros tutelares, comunidade escolar e sociedade civil. Também estiveram presentes duas representantes da Oficina de Imagem: Silen, do Setor de Comunicação e Simone, coordenadora da Oficina. Contamos, ainda, com a presença da Professora e Doutora em Psicologia, Carla Serrão, do UNICEUMA de São Luis.

A Doutora Carla Serrão falou sobre as diversas formas de exploração sexual e estabeleceu a diferença entre abuso e exploração. Ela ressaltou a importância das escolas, da família e da própria comunidade no combate a essa prática criminosa que, na maioria das vezes, acontece no próprio convívio familiar. “Que toda a comunidade esteja envolvida nesse combate; a população adulta é responsável pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes; isso significa que o adulto tem que cuidar de suas crianças; e cuidar de suas crianças é preservar a sua integridade física e mental. A violência sexual deixa marcas muito sérias, muito profundas”, ressaltou ela.

Vale ressaltar o pronunciamento da Presidente do CMDCA, Verônica Fagundes, que falou do árduo trabalho que o Conselho Municipal, em parceria com o Conselho Tutelar, vem desenvolvendo para garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes do Município de Alto Alegre. “Um bom exemplo é o Projeto de Lei que institucionaliza o dia 17 de maio como o Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, disse ela.

Este projeto é de autoria do vereador Rivaldo e já foi encaminhado para apreciação na Câmara de Vereadores do Município.

Concluindo a programação, foi realizada uma passeata às 16h, com alunos, diretores e professores da Rede Municipal de Ensino, além dos conselheiros e demais participantes, que percorreu as principais ruas da cidade. Ao final da passeata um fato curioso chamou a atenção de todos os presentes: o aluno Guilherme Nascimento, de apenas nove anos de idade, estudante da Escola Francisco Batista, pediu para que fosse feito o seguinte apelo: “Não deixem os adultos tirarem fotos de crianças nuas.” Isto nos mostra, claramente, a grandeza do problema, quando até mesmo nossas crianças já são capazes de perceber o que acontece na realidade, ao ponto de nos pedirem socorro. Cabe a nós, portanto, não deixar calar estas vozes e unir as mãos em ações de denúncia e prevenção.

Por Francineia Sampaio
Fotos: Walter Fernandes    

2 comentários:

  1. Realmente o caso de abuso e exploração sexual vem sendo uma das epidemias que mais chocam o pais,é muito importante para nosso município haver esse tipo de mobilização,creio que seja um enorme incentivo a nossa população,pois tantas pessoas sofrem por casos de abuso na família,vendo que seus filhos estão sendo vitimas dessa gente que só vive de seguimentos contraditórios pois existe uma boa parte que fazem campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes mas no entanto praticam essa violência descaradamente. hoje meu caro leitor vejo em nosso município tantas jovens grávidas sem saber ao menos como cuidar de uma crinça, parecendo tudo ser muito fácil; então peço encarecidamente, vamos lutar meu povo para acabar com essa violência que assolam nossas crianças e adolescentes que hoje vivem a mercer de tantos bandidos que só pensam em se satisfazer sem pensar que isso pode causar um problema maior a elas, que só querem viver com dignidade e respeito por parte de todos aqueles que lutam por essa campanha dizendo não a violência.

    ResponderExcluir
  2. DIGA NÃO A VIOLÊNCIA!!! Vamos fazer campanha e lutar pelo direito dessas crianças e adolescentes que pedem socorro e suplicam por um mundo mais digno sem violência e abuso sexual.

    ResponderExcluir

Comente antes de sair

 
Top