Regional


Para comemorar o Dia do Trabalhador, 1º de maio, foi realizado neste domingo, em Alto Alegre do Pindaré, o 1º Passeio Ciclístico. O evento reuniu dezenas de ciclistas percorrendo as principais ruas da cidade, acompanhados por um carro fazendo a animação.
A concentração teve início às 16 horas, na Estação Ferroviária, de onde os ciclistas saíram e percorreram o trajeto até a Praça Padre André, onde foram sorteadas duas bicicletas; o proprietário da bicicleta mais ornamentada foi presenteado com um celular; a ornamentação ficou por conta da criatividade de cada participante.
No ato das inscrições, que foram gratuitas e realizadas antecipadamente ao evento, os inscritos receberam cupons para participarem dos sorteios das bikes.
O evento teve o incentivo da Secretaria da Cultura. “Esta foi a primeira edição e, como teve uma aceitação muito boa, ele fará parte do calendário de eventos do Município, se tornando, assim, tradicional’, afirmou a Secretária Municipal da Cultura, Verônica Fagundes.
Por Civaldo Lopes 
Veja fotos dos ganhadores:
1º Ganhador, 1ª Bicicleta (sorteio)
2º  Ganhador, 2ª Bicicleta (sorteio)
 3º Ganhador  do Celular (Bicicleta mais ornamentada)
 Fotos: Civaldo Lopes
História do Dia do Trabalho


O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente antes de sair

 
Top