Regional


By Civaldo Lopes

O Município de Alto Alegre do Pindaré esteve nos últimos dias em todos os meios de comunicação, principalmente na internet, por conta da interdição da Estrada de Ferro Carajás realizada pelos índios Guajajaras da aldeia Maçaranduba nesta última quarta-feira (09/02). Alguns sites e blogs ressaltaram que a aldeia está localizada no município de Alto Alegre do Pindaré e que o Prefeito Atenir era um dos reféns. Quero aqui esclarecer que a reserva indígena está localizada no Município de Bom Jardim e que em momento algum o Prefeito Atenir esteve refém, no entanto, ele foi um dos responsáveis pela negociação que resultou na liberação da estrada e das pessoas que se encontravam reféns.

 Na noite de ontem, após a liberação dos Reféns, o Prefeito Atenir Ribeiro publicou uma nota esclarecendo o ocorrido: 

“Desde ontem os índios mantinham cinco funcionários – entre motorista e técnicos operacionais – como reféns. Ontem (quarta-feira) por volta das 18h estive juntamente com o pessoal da Vale – ‘Hilzon’ e ‘Borgens’ – tentando uma solução pela liberação dos Reféns, ontem não conseguimos. Hoje, com a chegada do funcionário Venâncio e muitos contatos com o Estado, Governo Federal, Funasa e Funai, voltamos às 14h à aldeia buscando um entendimento sobre a soltura dos reféns e dos veículos. A revolta maior é com a Funasa, Funai e Seduc.

Ano passado, mediante a um movimento parecido, houve uma reunião com índios onde eles solicitaram uma estrada de acesso à aldeia (do outro lado do Rio Pindaré – município de Bom Jardim), um posto de saúde, há tempos prometido pela Funasa, uma escola ao Estado e que um repasse da Vale feito através da Funai seja direito à associação indígena.   
   
O acesso foi feito entre uma parceria prefeitura e Vale em novembro. O posto e a escola nunca foram iniciadas, tudo ainda em fase de licitação ou contratação. Como a negociação demorou muito e sem comunicação na aldeia, insinuaram que havia nos mantido também com reféns.
     
A negociação só terminou por volta das 19h, mas tudo se deu com conversa, diálogo, acordo, sem violência. Ficou acertado uma intervenção da Vale e da prefeitura juntos aos órgãos responsáveis para agilizar o mais rápido possível a construção da escola e do posto.”

Veja aqui: Inauguração da Estrada para Aldeia Maçaranduba. 

Fonte: Blog do Décio.

1 comentários:

  1. Cadê o Dep. do Povo de Alto Alegre do Pindaré FUFUQUINHA? Eles sim estão incomodados com as articulações feitas por Atemir Botelho que ao longo da sua gestão vem apaziguando os conflitos com os Índios Guajajaras.
    O que na verdade acontece é que o pai do Deputado "EMO" o FUFUCÃO fica só na calada da noite tentando articular os ìndios contra o prefeito pra depois sair de bom moço perante a comunidade altoalegrense

    ResponderExcluir

Comente antes de sair

 
Top