Regional


Nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, estiveram em nosso município alguns estudantes do curso de Agronomia da UEMA, com a finalidade de coletar dados para o projeto de pesquisa “COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E BANCO DE SEMENTE DAS PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO ARROZ DE TERRAS ALTAS NO ESTADO DO MARANHÃO” executado pela UEMA através do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade do Curso de Agronomia/CCA com financiamento do Banco do Nordeste – BNB e coordenados pela Profª. Dra. Maria Rosangela Malheiros Silva. Os levantamentos florísticos e do banco de sementes de plantas daninhas foram iniciando em 2009 no município de Santa Luzia, seguido por Buriticupu (2010) e será finalizado em Alto Alegre do Pindaré (2011).

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEAMA foi bastante solícita em disponibilizar os Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas do seu quadro para apresentar aos nossos visitantes as áreas de cultivo de arroz de sequeiro solteiro, para que fossem coletadas amostras de ervas daninhas e solo, nos povoados Centro dos Bóias e Marmorana. “As plantas daninhas são um dos principais fatores limitantes da produção do arroz de terras, as perdas são totais quando não há nenhum tipo de controle (SILVA e DURIGAN, 2006)”.

- No Maranhão, apesar da cultura do arroz ter uma grande importância sócio-econômica principalmente para a agricultura familiar, não se tem dados referentes às perdas ocasionadas pelas plantas daninhas e nem sobre quem são as principais plantas daninhas que provocam esses prejuízos. Comentou a Dra. Rosangela Malheiros.

A Dra. Rosangela Malheiros deverá voltar na época da colheita do arroz, no final de maio, início de junho para coletar novas amostras. Com os resultados desta pesquisa, Alto Alegre do Pindaré será beneficiado com mais apoio ao combate contra os malefícios provocados à nossa produção agrícola.


Fotos:Equipe do Projeto

1 comentários:

  1. Muito bom!!! Este tipo de parceria é que faz bem ao Município!!!! A melhor coisa é termos a ciência ao nosso lado, e com isso quem ganha é a população. Tenho certeza de que essa pesquisa será muito boa para os agricultores que só vivem de comprar agrotóxicos para colocar nas suas lavouras, prejudicando o meio ambiente, a saúde da população e a saúde do seu bolso!!! Espero que os resultados deste estudo traga muita ajuda para o nosso povo!!!

    ResponderExcluir

Comente antes de sair

 
Top