Regional

Como esperado para todos os anos, o volume do Rio Pindaré se eleva na época das chuvas. Em geral, de acordo com as anotações feitas pelo SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (CPRM), em fevereiro o nível do rio não desperta preocupações. Este ano, porém, as águas começaram a subir antes do período em que estamos acostumados a observar este fenômeno natural, talvez por ocasião das alterações climáticas ambientais.

Preocupada com a segurança e bem-estar da população, a Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, já está antecipando as ações de atendimento aos moradores das áreas de risco; será realizado um cadastramento das famílias destas áreas para que, tanto a COMDEC quanto a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social possam buscar alternativas para enfrentar esta situação. "A Prefeitura Municipal está disponibilizando transporte para a retirada dos pertences das famílias que já tiveram suas casas invadidas pelas águas e para aquelas que já estejam querendo sair. Para as famílias que realmente não tem pra onde ir serão montadas barracas dentro do ginásio poliesportivo a fim de abrigá-las". Comentou Raimundo Moraes (Seu Ray).

Tanto o Estado quanto a Companhia VALE já foram informados de que o Município encontra-se em “estado de alerta” e, a qualquer momento, poderá entrar em “estado de emergência”. Os dados coletados pela COMDEC mostram que já existem em média 35 famílias desabrigadas, as quais foram direcionadas para casas de parentes e amigos. Segundo a COMDEC, estudos comparativos realizados sobre as medições do nível do rio entre fevereiro de 2009 e o mesmo período deste ano mostram uma diferença de quase três metros a mais, ou seja, em 2009 o rio alcançou 7,58m no dia 12 de maio, enquanto este ano, já neste mês, alcançou 6,52m.

Sendo assim, os moradores das áreas de risco devem ficar atentos para não serem surpreendidos pelas águas, enquanto as autoridades municipais tomam as devidas providências. 

Acompanhe a previsão do tempo com mais detalhes Aqui!.
 
 Fotos: Civaldo Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

Comente antes de sair

 
Top